domingo, 19 de julho de 2009

DIFICULDADES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS

O Programa Gestar II, por se tratar de formação continuada em serviço, tem no seu bojo, dificuldades inerentes aos processos de mudanças enfrentados pela instabilidade que causa o novo. Aceitar que podemos mudar nosso ponto de vista, nosso jeito de fazer, enfim, nossa organização do trabalho pedagógico foram desafios percebidos ao longo desses três meses de curso.
Com relação ao desenvolvimento do programa em si, maior dificuldade encontra-se em conciliar o cronograma apertado à aplicação das atividades propostas nos itens “Avançando na prática”, à utilização das atividades dos Cadernos AAA, bem como, com o planejamento de curso e programação institucional de cada escola. Mesmo que a escola esteja envolvida e comprometida com o GESTAR II percebemos nos relatos dos professores, as tentativas de resolução desse impasse, o que tem causado angústia e descontentamento. Percebo que há muita seriedade no estudo das TPs, em compreender e assimilar o conteúdo, porém, por não ser possível desencadear uma continuidade temática na aplicação das atividades propostas, muitos cursistas se sentem desalinhados no compasso do curso.
Buscamos no coletivo do grupo alternativas de amenizar essa problemática, compreendendo que, o mais importante nesse momento da formação continuada é a exploração do material didático, a troca de experiências, compreensão do conteúdo pedagógico do programa, a reflexão pessoal do ato de ensinar, uma vez que, teremos a possibilidade de repensar nosso planejamento de curso para o ano de 2010, pautados no GESTAR II.

Nenhum comentário: