Sou professora de Lingua Portuguesa e atualmente estou como Assessora de Direção do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Mafra, o CEJA. Quero "Aprender sempre para ensinar melhor"!
domingo, 12 de setembro de 2010
22 de agosto - Dia do Folclore "VOCÊ FAZ O FOLCLORE ACONTECER"
A Comissão Nacional do Folclore esclarece: "Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora entendendo-se que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos."
No Dia Nacional do Folclore convidamos pais e alunos com a seguinte chamada: "Você faz o folclore acontecer". Domingo, das 14h às 16h30mim reunimos em torno de 25 pessoas na escola, crianças de diferentes idades, de diferentes series que vieram aprender juntas, a trabalhar em equipe, a aprender em família. Pais, mães e irmãos vieram colaborar! Cada um fez o que esteve ao seu alcance, no seu interesse. Encararam o desafio. "Professora, eu não sei fazer essa flor!" Disse uma mãe, um tanto apreensiva diante da desenvoltura que algumas meninas faziam os cravos de papel crepom. Prontamente, algumas alunas se dispuseram a ensiná-la. Aprenderam a fazer as flores no horário do almoço, na Escola em Tempo Integral. Naquele dia, ensinavam de bom grado e entusiasmo. Foram muitas as atividades: fazer fuxicos, confeccionar as armações das Bernuncias e da Maricota, montar arcos da Balainha, empapelar a cabeça do boi, fazer máscaras, empapelar balões. Foi uma tarde em que unimos esforços em pról de um objetivo comum, quase desconhecido pela maioria dos que estavam presentes. Curiosidade, vontade de ajudar, querer aprender, colaborar com seu filho, acredito que tenham sido os interesses que trouxeram essas pessoas para dentro da escola. Sou muito agradecida a todos os pais e alunos que me ajudaram a fazer o sonho acontecer! Hoje, em coro, afirmamos: "NÓS FIZEMOS O FOLCLORE ACONTECER"!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário