Sou professora de Lingua Portuguesa e atualmente estou como Assessora de Direção do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Mafra, o CEJA. Quero "Aprender sempre para ensinar melhor"!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
APRESENTAÇÃO DA BALAINHA E BOI-DE-MAMAO NO SESC MOVEL
Aceitamos o convite da Secretaria da Cultura de Mafra para nos apresentarmos no SESC MOVEL, dia 15/09, as 19h. Foi um desafio inusitado e de ousadia! A apresentação aconteceu na rua, em calçamento que deslizava, mas graças ao empenho de todos fizem mais uma apresentação. Acreditamos que agradamos ao público, formado principalmente pelos pais dos alunos. Infelizmente, nosso povo praticamente desconhece a brincadeira do boi-de-mamão na nossa região. Nossa intenção é divulgarmos em locais públicos onde muitas pessoas possam apreciar e aprendam um pouquinho mais de nossa rica cultura popular. Agradecemos ao convite e a todos os pais, em especial, a professora Marciana e ao professor Josnei, que aceitaram comigo mais esse desafio! Agradecemos ao pessoal que nos ajudou a confeccionar os arcos novos, pois, apesar de todo o esforço das queridas mamães e alunas, as flores de papel crepom estavam tão amassadas que deixavam um visual descuidado. Assim, com a ajuda de mais professoras e de alunas da 8 serie conseguimos tornar os arcos mais bonitos ainda. Apreciem!
terça-feira, 14 de setembro de 2010
QUANTAS PINCELADAS!!!
MÚSICA PRA QUE TE QUERO BEM!!!
E a produção musical? O Professor Josnei foi muito prestativo e contribuiu muito com seus conhecimentos musicais. Dias de aula, aquecimento vocal, estudo da letra, adequação da prosódia...gravações, produções, mixagens...quanto aprendi! A professora Marciana foi exímia observadora, acompanhou as gravações com muito cuidado! Foi muito bom tê-la conhecido. Muito obrigada pela parceria!
OS PREPARATIVOS PARA A ESTREIA
domingo, 12 de setembro de 2010
BOI-DE-MAMÃO EM FAMILIA
Primeira apresentação do "BOI DE SERRA' CIMA"
Ainda são poucas as fotos que consegui, mas já oferecem uma ideia do que foi nossa primeira apresentação. Graças às obras musicais do Grupo ALIVANTA MEU BOI que nos ofereceram a cantoria original da Praia dos Ingleses - Florianópolis, ao Grupo Arreda Boi, pelo relato do Seu Zé Benta, da Barra da Lagoa - Florianópolis, publicado na Dissertação de Mestrado de Reonaldo Manoel Gonçalves e ao Projeto Gralha Azul da SEC do Paraná, pudemos fazer nossa recriação, inserir nossos diálogos, numa tentativa modesta de nos aproximar da riqueza cultural que é nosso Boi-de-Mamão em Santa Catarina. Muito obrigada a todos que colaboraram conosco!
22 de agosto - Dia do Folclore "VOCÊ FAZ O FOLCLORE ACONTECER"
A Comissão Nacional do Folclore esclarece: "Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora entendendo-se que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos."
No Dia Nacional do Folclore convidamos pais e alunos com a seguinte chamada: "Você faz o folclore acontecer". Domingo, das 14h às 16h30mim reunimos em torno de 25 pessoas na escola, crianças de diferentes idades, de diferentes series que vieram aprender juntas, a trabalhar em equipe, a aprender em família. Pais, mães e irmãos vieram colaborar! Cada um fez o que esteve ao seu alcance, no seu interesse. Encararam o desafio. "Professora, eu não sei fazer essa flor!" Disse uma mãe, um tanto apreensiva diante da desenvoltura que algumas meninas faziam os cravos de papel crepom. Prontamente, algumas alunas se dispuseram a ensiná-la. Aprenderam a fazer as flores no horário do almoço, na Escola em Tempo Integral. Naquele dia, ensinavam de bom grado e entusiasmo. Foram muitas as atividades: fazer fuxicos, confeccionar as armações das Bernuncias e da Maricota, montar arcos da Balainha, empapelar a cabeça do boi, fazer máscaras, empapelar balões. Foi uma tarde em que unimos esforços em pról de um objetivo comum, quase desconhecido pela maioria dos que estavam presentes. Curiosidade, vontade de ajudar, querer aprender, colaborar com seu filho, acredito que tenham sido os interesses que trouxeram essas pessoas para dentro da escola. Sou muito agradecida a todos os pais e alunos que me ajudaram a fazer o sonho acontecer! Hoje, em coro, afirmamos: "NÓS FIZEMOS O FOLCLORE ACONTECER"!
Assinar:
Postagens (Atom)